O Grupo MF Rural, de Marília (SP), implantou em sua plataforma de marketplace, líder no segmento, um sistema de pagamento para tornar as transações mais ágeis e seguras.
O MF Pago deve aumentar o tráfego de novos
usuários, inclusive produtores rurais que antes tinham receio em comprar pela internet
ou pagar uma compra sem garantia de entrega.
Este sistema de pagamento é semelhante ao de marketplaces convencionais, com a liberação
do dinheiro somente após confirmação de recebimento do produto, oferecendo
ainda comodidades como pagamento com cartão de crédito, boleto ou transferência
bancária.
Antes, os trâmites de pagamento eram
acertados, exclusivamente, entre compradores e vendedores, ficando à disposição
o alcance de 3 milhões de acessos mensais e 100 milhões de pageviews/ano.
“Com o MF Pago, é possível assegurar até
mesmo a devolução do dinheiro, se houver problemas com prazos de entrega”,
explica Roberto Fabrizzi Lucas, Chairman
do Grupo MF Rural.
Aderir ao sistema é opcional, pelas taxas
cobradas em cada modalidade, mas pelo volume até o momento, a empresa estima
3.000 operações mensais, até dezembro, com o auxílio da ferramenta. “Durante a
fase de ajustes, alcançamos uma média de 300 operações por mês”, diz Rafael
Fabrizzi Lucas, CEO da MF Rural.
Para desfrutar do recurso, é cobrada uma taxa
de 6,9% sobre as operações com cartão de crédito e 2% sobre boletos ou
transferências bancárias. Nos últimos dois casos, a
cobrança não excederá R$ 499,00, independentemente do valor envolvido.
Cresce adesão ao marketplace no campo
Com a internet cada vez mais próxima das
pessoas, também se tornaram comuns as negociações entre vendedores e
compradores de produtos ou serviços agropecuários via marketplace, conforme já previa o fundador da MF Rural, o
médico-veterinário Wilson Lucas, em 2004.
Tamanha é a importância no agronegócio, que,
neste semestre, por exemplo,a plataforma foi a solução para muitos produtores
que não conseguiram renovar a frota de máquinas agrícolas em decorrência da
alta dos preços do minério de ferro e os decorrentes atrasos no prazo de
entrega da indústria.
A pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais a
adesão a marketplaces, mas, na visão
do CEO da MF Rural, a expansão no fluxo de transações na plataforma é fruto do
próprio amadurecimento do agronegócio durante todos esses anos.
“Os recordes na produção de alimentos exigem investimentos em modernização e tecnificação. A demanda é gigantesca e, principalmente, os pequenos e médios produtores acabam recorrendo com mais frequência ao marketplace, em busca de uma melhor relação custo-benefício”, conclui Rafael Lucas.