Apesar da conquista alcançada pelos policiais civis do DF, votação revelou falta de união entre as forças de segurança
Nesta terça-feira (15/02), os policiais civis do DF tiveram seus benefícios revistos na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Após votação favorável, os distritais aprovaram o aumento do auxílio-alimentação e a criação do auxílio-uniforme para a categoria, que estavam dentre as principais reivindicações apresentadas à CLDF.
No entanto, apesar da comemoração por parte da PCDF, a falta de união entre as forças de segurança foi destaque na Câmara. Os policiais militares e bombeiros foram excluídos durante a construção do texto revelando uma divisão entre as categorias.
Favorável à aprovação dos projetos de lei, o deputado distrital Guarda Jânio celebrou as conquistas da polícia civil, entretanto reforçou a necessidade da união entre polícias militar, civil e bombeiros para que as reivindicações de todos sejam atendidas.
“Eu não prego divisão, prego união. A minha bandeira de luta é pela Segurança Pública. Hoje é o dia de vocês (policiais civis), mas amanhã nós precisaremos do apoio da Polícia Civil”, declarou Guarda Jânio, que é oriundo da polícia militar da reserva do DF.
Em seu turno, o distrital também compartilhou que, como integrante da Comissão de Segurança, tem o desejo de mudança. No entanto, não foi chamado para encontros decisivos junto ao governador.
“Agora eu tenho valor. Mas quando fizeram uma reunião com o governador pediram: ‘não chama o Guarda Jânio’. Aprendam, nós temos que ser unidos e não divididos. É um só objetivo: vitória para todos”, protestou o deputado.
Aprovados, os projetos de lei benéficos à polícia civil seguirão para sanção do governador Ibaneis Rocha (MBD). Demais servidores públicos também aguardam projetos para reajustes.