Um briefing para a imprensa brasileira foi realizado na Embaixada do Cazaquistão no Brasil, com a apresentação do discurso do Chefe de Estado Kassym-Jomart Tokayev ao povo do Cazaquistão «Novo Cazaquistão: o caminho da renovação e da modernização».
Em seu discurso, o Embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nussupov falou sobre os principais aspectos do programa de reformas políticas, concentrando-se no fato de que a mensagem é o ponto de partida da transformação em larga escala do país e da construção do «Novo Cazaquistão». Essas reformas significativas cobrem quase todas as esferas da vida e também visam fortalecer o envolvimento de todas as categorias de cidadãos na modernização sistêmica do Estado e da sociedade.
Assim, foi enfatizado que o Presidente Kassym-Jomart Tokayev em seu discurso à nação apresentou um programa de reformas políticas em larga escala e uma série de medidas sócio-econômicas importantes destinadas a superar as conseqüências negativas da complexa situação geopolítica do mundo.
Além disso, o diplomata cazaque observou que este ano o Cazaquistão comemora o 150º aniversário do educador cazaque, crítico literário, turcologista, poeta, figura pública e publicista político Akhmet Baitursynov, que fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da literatura cazaque. Neste sentido, o Embaixador informou sobre os planos da Embaixada para a abertura de cursos de língua cazaque na Universidade Fluminense no Rio de Janeiro.
Os especialistas brasileiros demonstraram grande interesse no novo programa político do Cazaquistão, que é uma continuação do curso para maior democratização do país, desejaram sucesso na implementação de reformas e expressaram gratidão pela organização do evento.