Dom Paulo Cezar deixou suas atividades rotineiras neste sábado (12) para conhecer o Setor Comercial Sul, um dos lugares com maior aglomeração de moradores em situação de rua do Distrito Federal. O que mais lhe impressionou foi ver pessoas em situação degradante a poucos metros do centro do poder
Foto: Pedro Santos.
O Cardeal aproveitou para descer no Buraco do Rato, um gueto famoso da Capital Federal, que foi palco de muitos crimes e famoso por ser usado para o consumo de drogas. A visita de Dom Paulo ao local marcou a celebração do Dia Mundial dos Pobres, onde, mais cedo, celebrou a Santa Missa junto à população em situação de rua.
O Arcebispo, fazendo menção aos pobres que dormem nas calçadas do lugar, disse que ‘’a Igreja quer vir aonde eles estão, para encontrá-los, fazê-los se sentirem verdadeiramente amados por Deus”. O Cardeal ficou impactado com a quantidade de pessoas dormindo no chão. “É necessário fazer alguma coisa, dar voz, dar vez a essas pessoas que são esquecidas pela sociedade”.
Depois da Santa Missa foi oferecido um jantar aos moradores em situação de rua, com refrigerante gelado. Também foram distribuídos cartões com os endereços das salas de atendimento da Arquidiocese para aqueles que desejam sair das ruas. Frei Rogério Soares, vigário episcopal para assuntos sociais, garantiu que fará de tudo para ajudar aqueles que forem às salas em busca de atendimento.