A CDL Uberlândia realizou no mês
de setembro um levantamento local com o objetivo de mapear o perfil das equipes
comerciais de nossa cidade.
70,2% dos entrevistados atuam na
comercialização de produtos ou serviços para o consumidor final (B2C), enquanto
29,8% atendem outras empresas (B2B).
Sobre a utilização de
indicadores de performance, 33,3% dos entrevistados afirmaram utilizar a taxa
de positivação e conversão de vendas como base de análise. Já 19,4% focam a
atenção no faturamento e 17,5% analisam o ticket médio, que é valor médio de
vendas por cliente.
Ainda segundo a sondagem, 19,3%
dos vendedores não utilizam KPIs de vendas, um número significativamente alto
de profissionais que não sabem avaliar o seu desempenho e, consequentemente,
identificar quais estratégias estão dando certo e quais devem ser repensadas.
Com relação ao nível de
conhecimento acerca dos produtos ou serviços comercializados, 66% afirmaram
conhecer com profundidade o portfólio do negócio; 28% conhecem razoavelmente e
5,3% confessaram conhecer pouco sobre o que vendem. Mesmo assim, 94,7%
dos vendedores acreditam na solução que vendem.
Questionados sobre a quantidade
de negativas que recebem diariamente de prospects e clientes, 54,4% “são
recusados” de 1 a 3 vezes e 28,1%, de 4 até 8 vezes.
Ainda de acordo com esses
profissionais, os fatores que mais impactam negativamente a
produtividade estão relacionados às habilidades comportamentais (57,9%), que
precisam ser desenvolvidas, como: gestão de tempo, olhar sobre metas,
planejamento e visão estratégica. Os demais respondentes (42,1%) citaram
fatores externos como a concorrência, a ausência de produtos e o momento atual
da economia.
Quando indagados sobre a busca
por qualificação profissional nos últimos 12 meses, 33,3% citaram cursos online
de vendas; 22,8% participaram de pelo menos 1 palestra presencial de vendas e
28,1% investiram em outros cursos ou treinamentos preparatórios.
A falta de planejamento
estratégico e de competências comportamentais são as principais vilãs do
processo de vendas.
Uma análise básica desse cenário
revela que os principais desafios podem ser supridos com desenvolvimento
profissional e pessoal.
Com a missão de melhorar a
performance dos vendedores e aquecer o varejo local, a CDL promove o CONGRESSO DE VENDAS
2023 no dia 25 de outubro, a partir das 13h, no auditório
CDL Convenções.
Entre as presenças confirmadas,
está o estrategista de vendas e prospecção Marcelo Baratella, autor do renomado
Best-seller “GPS das Vendas”, professor especialista na Fundação Dom Cabral,
dos MBAs USP e PUC e criador da metodologia M.A.R.C.A, que será amplamente
abordada durante o evento.
Outro nome muito aguardado pelos
participantes é o empreendedor Márcio Mâncio, que além de conceitos práticos
sobre vendas, apresentará a famosa metodologia R.P.M, uma técnica própria,
capaz de transformar a forma de lidar com a equipe comercial e com o mercado.
Para completar o time de
convidados, o especialista em desenvolvimento de lideranças, vendas e
disciplina, Leonardo Guilherme, compartilha sua vasta experiência em
negociações diretas, liderança inovadora e desenvolvimento humano.
Além das palestras, os
participantes poderão aprender mais com grandes cases de sucesso. O Painel
Empreendedor receberá Ale Artola, Diretor de Vendas e Treinamento do Consórcio
Primo Rossi, Leandro Sales, Head Regional do Banco Santander e Wender Jefson do
Amaral, diretor nacional de canais e vendas digitais da Algar Telecom, para
debater as oportunidades e os desafios em canais de vendas.
Ao final do evento, os inscritos
poderão interagir entre si e com as empresas expositoras e em um Happy Hour
open bar e open food ao som do cantor Douglas Alessi.
Os interessados em participar do
Congresso de Vendas podem acessar o site: congressodevendascdludi.org.