As vendas de Páscoa deste ano trazem doces expectativas para o comércio. É o que indica o levantamento realizado pela CDL Uberlândia com consumidores locais, durante a primeira quinzena de março.
Segundo a sondagem, 80%
dos consumidores planejam adquirir produtos relacionados à data. Em comparação
com 2023, 46% dos entrevistados têm a intenção de gastar mais, 26%
desembolsarão menos, enquanto 28% preveem uma despesa semelhante ao ano
anterior.
Os itens mais buscados
pelos respondentes serão ovos de chocolate industrializados (32%), ovos de
chocolate artesanais (28%), peixes e frutos do mar (22%), barras ou caixas de
bombons (10%) e cestas ou kits personalizados (8%).
Quanto aos locais de
compra, 34% mencionaram produtores artesanais, 33% optarão por supermercados,
25% preferem lojas de marca própria, 5% citaram lojas de confeitaria e artigos
para festa, enquanto apenas 3% escolheram compras online.
Sobre o valor médio das
compras, 58% pretendem desembolsar entre R$100 e R$300; 33% até R$100; 7% entre
R$300 e R$500, e 2% acima de R$500.
Os principais
presenteados neste ano serão filhos (60%), sobrinhos (10%), namorados (6%),
afilhados (6%), amigos (6%), netos (4%), cônjuges (4%) e pais (4%).
24% dos consumidores
participarão de amigo-chocolate
Uma alternativa para
economizar sem deixar a data passar em branco é o tradicional
"amigo-chocolate", que ganha cada vez mais adeptos. De acordo com
pesquisa nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 24% dos consumidores que pretendem
presentear na Páscoa planejam participar da brincadeira este ano.
Embora a Páscoa apresente
resultados mais expressivos para o setor alimentício, ela pode e deve ser bem
explorada por outros nichos. "Datas comemorativas representam excelentes
oportunidades para o varejo e devem ser incorporadas às estratégias de qualquer
negócio. É possível criar conexões com a data mesmo que o seu negócio não
ofereça produtos ou serviços diretamente relacionados a ela. Isso pode ser
feito através de uma decoração chamativa na vitrine ou na loja, distribuição de
chocolates, ações nas redes sociais ou até sorteios de ovos de acordo com o
valor da compra", destacou a superintendente da CDL, Lécia de Queiroz.
Apoio extra para vender
em todas as datas
As empresas associadas à
CDL contam com apoio extra para impulsionar as vendas ao longo do ano. Nesta
edição, serão sorteados 40 vales-compras instantâneos no valor de R$ 500,00 e
um veículo ONIX 0KM. Em breve, mais informações sobre as empresas participantes
e as condições de participação serão divulgadas!