Uberlândia Shopping aposta em alta tecnologia para reduzir consumo de energia e ampliar conforto dos visitantes

 

Objetivo do novo sistema de refrigeração é aliar eficiência operacional com responsabilidade ambiental 

Com o avanço do aquecimento global, vivenciamos uma emergência climática global. A previsão é que ondas de calor, com temperaturas altas e em algumas regiões com tempestades extremas, se tornem cada vez mais frequentes. Diante desse cenário, o Uberlândia Shopping tem apostado em práticas sustentáveis e em tecnologias de ponta para proporcionar maior conforto aos visitantes e contribuir para a preservação ambiental. 

O projeto de entalpia, tecnologia que visa aumentar significativamente a eficiência energética e térmica, é o mais recente investimento do empreendimento. O processo inovador consiste em controlar a temperatura interna, transferindo calor de áreas menos favoráveis para áreas mais favoráveis, otimizando o uso de energia. 

Essa tecnologia faz parte de um avançado sistema de automação predial, conhecido como “Building Management System” (BMS) ou Sistema de Gestão Predial. O BMS integra sensores e equipamentos que monitoram e ajustam automaticamente as condições internas do Shopping, aprimorando o controle de climatização e ventilação do ambiente. 

O sistema inteligente do Uberlândia Shopping opera com sensores que medem temperatura, umidade e níveis de CO2, comparando constantemente as condições internas com as externas. Com base nesses dados, os dampers são ajustados de forma automática e a roda entálpica é ativada quando a temperatura externa ultrapassa os 21°C, mantendo a eficiência do sistema mesmo em variações de temperatura entre 18°C e 21°C. Como consequência ao realizar o controle interno de temperatura, o sistema ainda poupa o uso de água, um recurso natural que deve ser utilizado com o máximo de controle e rigor. Além do controle da temperatura, o sistema ainda monitora em tempo real a qualidade do interior e exterior, atuando nas taxas de renovação do ar, evitando a entrada de Co² proveniente das queimadas externas ou a concentração interna proveniente da respiração dos usuários. Essa modernização proporciona maior conforto térmico e qualidade de vida aos frequentadores e reduz os custos operacionais, reforçando o compromisso do Shopping com a sustentabilidade. 

Além de proporcionar conforto e eficiência, o projeto prevê uma redução importante no custo total de energia relacionada à refrigeração, o que representa uma economia de cerca de R$ 7 mil por mês na conta. “Essa economia reflete diretamente na sustentabilidade financeira e ambiental do empreendimento ao poupar o uso excessivo de energia e água, garantindo que o ambiente esteja sempre na temperatura ideal e melhorando a experiência dos visitantes”, destaca Marcelo Manton.

Sobre o Uberlândia Shopping

Administrado pela Alqia, antiga Saphyr Shopping Centers, o Uberlândia Shopping é a porta de entrada das melhores marcas na região e referência em conforto, infraestrutura e sustentabilidade. Com 195 lojas distribuídas em mais de 53,4 mil m² de Área Bruta Locável, o empreendimento reúne as primeiras House of Samsonite, Richards, Leroy Merlin e Sams Club da cidade, além de contar com grandes âncoras como Centauro, Riachuelo, C&A e Renner, uma Praça de Alimentação completa, três restaurantes especiais e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Localizado na zona Sul, o Uberlândia Shopping é reconhecido pelas comodidades que oferece, como Espaço Família, Espaço Cliente, bicicletário e 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas e especiais. Inaugurado em 2012, o shopping center prioriza as práticas ESG desde sua construção, adotando políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Saiba mais em uberlandiashopping.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem