Levantamento CDL: 89,2% dos consumidores têm o hábito de presentear durante a Páscoa

 

A Páscoa é uma das datas mais aguardadas e significativas do nosso calendário. A celebração cristã é marcada por tradições que envolvem desde o almoço em família até a troca de ovos de chocolate.

O período também oferece ao comércio uma excelente oportunidade de impulsionar suas receitas, movimentando diversos setores da economia, que vão desde grandes redes varejistas até pequenos comerciantes locais.

Durante o mês de março, a CDL Uberlândia realizou um levantamento para analisar os hábitos e preferências dos consumidores durante a temporada.

De acordo com a sondagem, 89,2% dos respondentes têm o hábito de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate.

A maioria das compras é feita em lojas de chocolates especializadas (43,7%), seguidas de redes de supermercados (35,6%) e pequenos produtores artesanais (18,2%). Apenas 2,5% da amostragem realiza compras online.

Sobre a preferência dos consumidores, 56,9% apreciam as marcas tradicionais, 18,8% optam por chocolates artesanais e 24,3% não têm predileção definida.

Outro dado interessante identificado pelo relatório é a procura por produtos com opções diet, sem glúten ou sem lactose (19,4% dos respondentes).

Influência do preço nas compras de Páscoa

De acordo com as respostas coletadas, os dois principais fatores que influenciam na decisão de compra são: a qualidade do produto (61,3%), o preço (32,5%). Em segundo plano aparecem marca (5%) e produção ética e sustentável (1,2%).

 

Com relação ao preço, 93,2% dos participantes já desistiram da compra devido ao custo elevado do produto e, para evitar esse tipo de transtorno, 75,6% costumam pesquisar valores.

Questionados sobre o quanto pretendem investir este ano, 45,6% gastarão entre R$50 e R$100, 39,4% estimam uma despesa de R$100 a R$200, 11,3% devem gastar entre R$200 e R$300 e apenas 3,7% estão dispostos a desembolsar acima de R$300.

 

Outros artigos populares na data

Além de chocolates, itens típicos da refeição de domingo também têm alta procura, entre eles: peixes (40,6%), vinhos (10%), frutos do mar (6,9%), massas e pães (4,3%) e azeite (1,3%).

 

 

Com relação ao planejamento das compras, 61,9% deixam para a última semana do feriado, 29,4% vão às compras com 15 a 30 dias antes da data, 5% com mais de um mês de antecedência e 3,7% somente no dia.

Sobre a variedade de ovos disponíveis em Uberlândia, 61,9% considera boa, 36,2% média e 1,9% ruim.

“Embora os ovos de chocolate sejam os protagonistas da data, é importante apostar na diversificação do portfólio, ampliando as ofertas com outros produtos, como cestas temáticas, opções veganas e até itens decorativos. Para quem tem loja física, vale a pena caprichar na decoração, criando um ambiente acolhedor que remeta ao clima de celebração. Uma experiência de compra única, com atendimento personalizado e boas opções de presente pode ser o diferencial que o cliente procura”, ressaltou a superintendente da CDL, Lécia Queiroz.

Dicas para aumentar as vendas de Páscoa

Listamos as principais dicas destacadas pela executiva para maximizar os resultados durante a Páscoa. Confira:

·        Ofereça descontos progressivos, como "Compre dois e leve o terceiro com 50% de desconto".

·        Monte combos ou kits especiais, como ovos de chocolate junto com itens decorativos ou bebidas.

·        Capriche na experiência visual, expondo os produtos de forma atraente, com embalagens personalizadas e criativas.

·        Use as redes sociais para divulgar seus produtos com fotos de qualidade e vídeos curtos, mostrando o processo criativo.

·        Trabalhe em colaboração com pequenos produtores locais, criando produtos exclusivos que geram valor ao cliente.

·        Tenha produtos prontos para presente, com embalagens já montadas e decoradas.

·        Crie um ambiente que remeta à celebração, como músicas temáticas ou até atividades para as crianças.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem